Recuperamos Vidas, desde 1881.
Instituição Particular de Solidariedade Social Sem Fins Lucrativos  /  Instituição de Utilidade Pública.        Visite-nos no facebook
“... quem nos bate à porta, perdido, abandonado, doente, em auto destruição, excluído, siga o caminho natural do ser humano: se realize, seja parte do todo que é a sociedade...”
ATIVIDADES EM DESTAQUE

BUY ONE + GIVE ONE

Mais uma forma de ajudar quem mais precisa!!
Na compra de um par de meias MEYASH, a AANP recebe um par de meias, um bem de grande necessidade e que se esgota facilmente.
Muito obrigado a esta empresa que começou há tão pouco tempo e tem já na sua essência uma grande responsabilidade social.
Conheça aqui a empresa MEYASH e o projeto com a AANP - "Buy one + Give one"
Faça like em https://www.facebook.com/WeAreMeyash/

 

Visitas ao Projeto Cogumelo solidário

Roteiro: Visita à Estufa de Produção de Cogumelos Shiitake e à restante Quinta Agrícola e Florestal

Por marcação através de cogumelo.solidario@alberguesporto.com ou 966685990

Custo: valor à sua consideração que será convertido em donativo para a AANP (emissão de recibo para efeitos de IRS)

Para além de visitar um projeto de inovação social, ajuda a recuperar vidas!!! Contacte-nos!

 

Cogumelo Solidário à venda nas lojas Pingo Doce!

O valor nutricional deste cogumelo shiitake é excelente e reverte na totalidade para apoiar pessoas sem-abrigo e excluídas da sociedade.

O nosso muito obrigado à empresa SousaCamp S.A. e ao Grupo Jerónimo Martins que apoiam o projeto no transporte, etiquetagem, embalamento e venda deste cogumelo de elevada qualidade nutricional e nos ajudam a recuperar vidas!

As lojas em que pode comprá-lo vão sendo atualizadas no facebook da AANP

Projeto Cogumelo Solidário: Invista em si, Invista em todos!

Mais informações: 966685990/ cogumelo.solidario@alberguesporto.com


Bicigrinos Solidários: Pedalar para dar mais dignidade a quem mais precisa!

Apresentamos o Projeto "BICIGRINOS SOLIDÁRIOS" que nasce no seio de 2 trabalhadores do Montepio, amantes do desporto amador e de aventura ao ar livre. Pretendem dar o seu contributo para uma sociedade mais ativa, dinamizadora, justa e solidária.

A missão do projeto em 2015 consiste em angariar apoios e promover o trabalho desenvolvido pela AANP!

Obrigado Pedro Reis e Vítor Rio que a pedalar vão ajudar a dar mais dignidade a quem mais precisa!

04 a 14 de Outubro 2015
St. Jean Pied du Port -> Santiago de Compostela
Acompanhe aqui: www.facebook.com/bicigrinossolidarios


Arca de Natal

A Associação dos Albergues Nocturnos do Porto estará mais uma vez presente na Arca de Natal promovida em 2013 pela Fundação Porto Social.

Esta iniciativa é encarada com muito interesse e entusiasmo pelos utentes e técnicos que participam nas actividades do ateliê ocupacional – Alberg’Art – desenvolvidas no âmbito da intervenção biopsicossocial realizada pelo Serviço de Reabilitação e Reinserção Social da Instituição.

Desta forma, serão colocadas em exposição/venda diversos trabalhos e obras artísticas da autoria dos utentes da Instituição.
Os proveitos obtidos com as vendas dos produtos revertem na integra e em percentagens equivalentes para a Instituição – permite financiar a aquisição dos materiais e equipamentos necessários para os trabalhos – e para os utentes – como forma de reconhecimento, motivação e valorização da qualidade do trabalho.

Para o desenvolvimento desta acção a Associação dos Albergues Nocturnos do Porto conta com a preciosa colaboração do Instituto Técnico de Inovação.



Pode fazer o download aqui.

Projeto Alberg’IN

No âmbito da diversidade de actividades desenvolvidas pelo Serviço de Reabilitação e Reinserção Social através do ateliê ocupacional – ALBERG’ART – foi implementado o Projeto Alberg’IN cujo objectivo é disponibilizar acções de formação que contribuam para a aquisição de competências pessoais, sociais e profissionais dos utentes.

Estas acções de formação são encaradas pelo Serviço de Reabilitação e Reinserção Social como um complemento essencial para o empoderamento e reabilitação dos utentes que se pretende alcançar através da intervenção biopsicossocial desenvolvida por este serviço.

A primeira acção de formação a realizar – Curso de Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais – terá início a 14/10/13 e decorre da aprovação pelo POPH da Candidatura apresentada pela Instituição à Medida 6.1. – Formação para a Inclusão.

Pode fazer o download aqui.

 

Desporto – Futsal

O processo de reinserção social sai reforçado pela prática desportiva regular e pelos inegáveis benefícios que lhe estão associados quer a nível de saúde mental quer a nível físico.

Por isso, a AANP participa mais uma vez no Campeonato Interinstitucional de Futsal organizado e promovido, desde Novembro de 2009, pela Liga para a Inclusão Social em parceria com a Associação de Futebol do Porto.

Este é um projecto visa promover a prática desportiva regular dos utentes das diversas Instituições que integram a plataforma interinstitucional da Liga para a Inclusão Social.

Para a concretização desta 4ª Edição a Liga para a Inclusão Social – Época 2012/2013 – conta mais uma vez com a preciosa colaboração da Associação de Futebol do Porto na organização da prova e da colaboração das Câmaras Municipais do Porto, da Maia, Valongo, Matosinhos, Gondomar e V. N. Gaia para a realização das várias jornadas deste Campeonato Interinstitucional de Futsal que normalmente decorre entre Novembro e Junho de cada ano.

A dinâmica de funcionamento desta acção implica a existência de treinos semanais e de Jogos Oficiais que se realizam quinzenalmente. Estes jogos disputam-se entre as equipas, formadas por utentes, que representam cada uma das instituições que participam na Liga para a Inclusão Social.

Acompanhe os resultados e a classificação do Campeonato através do site da Associação de Futebol do Porto.

 

Música - Som da Rua

A música funciona como uma terapia que, atuando beneficamente ao nível cognitivo, emocional e social, aporta inquestionáveis benefícios a todo o processo de reinserção social das pessoas participantes.

Nesse sentido, a AANP mantém-se como uma das Instituições participantes desde o primeiro momento no projecto Som da Rua.

Este é um projecto que o Serviço Educativo da Casa da Música iniciou em Outubro de 2009 tendo como destinatários pessoas Sem-Abrigo e no qual a Associação dos Albergues Nocturnos do Porto participa.

A partir de Outubro de 2010, decorrente da parceria entretanto estabelecida entre o Serviço Educativo da Casa da Música e a Liga para a Inclusão Social este projecto tem como destinatários as pessoas em situação de exclusão ou risco de exclusão social utentes das diversas Instituições que integram a Liga para a Inclusão Social e inclui sessões semanais onde se promove um conjunto de actividades musicais.

Realizam-se ensaios semanais, das 14h00 às 15h30 na Rua dos Mercadores nº 139, e actuações regulares em diversas salas de espectáculos do país sempre sob orientação do Maestro Jorge Prendas e a colaboração de técnicos institucionais afectos às instituições que integram a Liga para a Inclusão Social.

 

Música - Batucada Radical

A música funciona como uma terapia que, atuando beneficamente ao nível cognitivo, emocional e social, aporta inquestionáveis benefícios a todo o processo de reinserção social das pessoas participantes.

Por esse motivo, a AANP estabeleceu em 2011 uma parceria com o Grupo Batucada Radical que permite aos seus utentes participar nas actividades desenvolvidas por este Grupo.

São atividades de carácter interventivo ao nível socioeducativo com uma componente lúdica que permite a aprendizagem de ritmos de percussão. Possui como principais objetivos a divulgação e o ensino da música; o desenvolvimento pessoal, social e comunitário; bem como a sensibilização para o potencial da música na (re)integração social de todas as pessoas.

Estas actividades implicam a realização de ensaios semanais no espaço do Grupo no Centro Comercial STOP e espectáculos, por vezes de carácter solidário, que decorrem frequentemente na comunidade.

 

Artes Plásticas - Escultura

As diversas formas de expressão plástica, enquanto momentos únicos de espontaneidade e liberdade criadora, favorecem inequivocamente o processo de reabilitação e reinserção social.

Desta forma, a AANP é uma das Instituições que integra o Projecto Escultura-in.

Este é um projecto desenvolvido pela Liga para a Inclusão Social em parceria com a Cooperativa Árvore, desde Novembro de 2010, e visa a concepção de obras artísticas pelos utentes das Instituições que integram a Liga para a Inclusão Social com a supervisão do Artista Rui Anahory.

Cada uma das instituições envolvidas contribui com uma escultura elaborada pelos seus utentes que posteriormente fará parte de uma instalação artística, que integrará todas as esculturas das instituições participantes, para exposição itinerante em espaços a definir na comunidade.

 

Agricultura Biológica

O contacto direto das pessoas com a natureza aumenta o grau de consciência e responsabilidade relacional de cada um com o mundo envolvente apresentando, por isso, um enorme potencial de reabilitação e de promoção da reintegração social.

Dessa forma, foi implementada a actividade de Agricultura Biológica que tem sido desenvolvida consistentemente em parceria com a LIPOR, desde 2010, no âmbito do Ateliê Ocupacional “Alberg’Art” dinamizado pelo Serviço de Reabilitação e Reinserção Social.

O apoio da LIPOR, que é crucial para o bom funcionamento desta acção, concretiza-se através do projeto "Horta à Porta" desenvolvido nos terrenos da Instituição situados na freguesia de Campanhã – Porto.

Para além de contribuir de forma directa para o sentido de competência e bem-estar dos utentes que nela participam, esta actividade tem também sido um factor importante para a sustentabilidade do Serviço de Alimentação prestado pela AANP, uma vez que os produtos agrícolas e frutícolas produzidos são para uso directo na alimentação dos utilizadores deste serviço.

 


Registe-se na Newsletter

Erro! Por favor corriga os campos marcados. A sua subscrição foi enviada com sucesso! A enviar...
Contactos
Nome: Associação dos Albergues Nocturnos do Porto
Morada: Rua Mártires da Liberdade, 237
C.Postal: 4050-363, Porto
Email: geral@alberguesporto.com
Telefone: 222 083 572 / 222 001 704
Fax: 222 001 704
Facebook: Albergues no Facebook
Galeria de Fotos
Brevemente disponível
Desde 1881 - Associação Albergues Nocturnos do Porto Site produzido por:ValorVisual,Lda. - Multimedia for you